PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

08/04/2009

Ergonomia na Informática - Previna-se!

Ergonomia na Informática

Dores de costas? Dores no pulso? Olhos a arderem? São vários os problemas que um profissional que passa pelo menos 8 horas/dia em frente a um computador, mas isto dá para prevenir? Felizmente sim! Existe uma área que estuda este assunto em especifico designada por
ergonomia e é dela que vou falar, em concreto para a área da Informática!

Sintomas
São vários os sintomas que podem aparecer devido a uma má posição e utilização do computador, quando notar algum dos seguintes sintomas é recomendável que consulte o mais rapidamente um médico especializado na área! Quando mais cedo se tratar estes problemas mais fácil será de prevenir possíveis deficiências físicas provenientes do mau uso do computador!

O sintomas que se seguem podem ser notados ao usar o teclado/mouse ou até mesmo quando as mãos estiverem em repouso, como por exemplo enquanto dorme:
  • Formigamento, ardor e dormência
  • Irritação, dor contínua ou sensibilidade
  • Dor, latejamento ou inchaço
  • Tensão ou enrijecimento
  • Fraqueza ou calafrios
Estes distúrbios podem-se notar nas mãos, nos pulsos, nos braços, nos ombros, no pescoço e nas costas.

Ambiente de trabalho
A fadiga, o desconforto, tensão e outros tipos de mau estar podem estar diretamente relacionados com a configuração do seu ambiente de trabalho como tal uma potencial boa solução será ajustar o seu ambiente de trabalho de forma a estar com uma postura correta.

Existe uma série de princípios básicos que poderão prevenir os problemas atrás mencionados:
  • ajuste a posição do seu corpo e do seu computador,
  • evite estar o dia todo sentado,
  • procure estar relaxado se possível fazer vários intervalos durante o dia,
  • sempre que se sentir desconfortável procure alguma forma de alivio,
  • faça exercício físico, evite uma vida sedentária
Monitor
O monitor é provavelmente onde se manifestam os sintomas mais rápidamente, a radiação, o cansaço da vista, o ardor dos olhos e até mesmo os problemas de visão são sintomas que são mais fáceis de detectar e em que facilmente se encontra o "culpado" dos mesmos - o monitor.

Existem "regras" de boa utilização que podem evitar certos problemas mais graves. A postura é algo fundamental dito de uma forma global, mas focando a componente Monitor é necessário dar especial relevo à distância a que se está do computador! É recomendável estar a uma distância não inferior a 50cms e não superior a 1 metro do monitor.



A inclinação a que a cabeça está sujeita é algo bastante importante também, uma má posição pode dar origem a dores de pescoço e costas! É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º,20º para cima ou para baixo!



Teclado e Mouse
Evite ter os pulso tortos enquanto usa o teclado ou o mouse, deve evitar apoiar os pulso enquanto usa o teclado pois pode fazer com que os dedos e pulsos sejam flexionados para trás.




Os cotovelos devem estar ao nível do teclado e os ombros relaxados, isto para evitar tensões musculares.


Suporte de Documentos
Para quem faz bastante uso de documentos, livros, cadernos e todo esse material que pode ser necessário para as mais diversas tarefas durante a elaboração de um trabalho num computador, a forma como temos esse material disposto é algo que também merece estudo, pois também temos de ler e da mesma forma que temos de estar a uma certa distância do monitor é igualmente importante dispor os documentos de forma a não cansar a vista!

Use um suporte para documentos e coloque-o ao lado do monitor, desta forma evita estar constantemente a virar a cabeça para ler o documento e trabalhar no computador e ao mesmo tempo fica logo com uma distância igual dos olhos ao documento como dos olhos ao monitor.




Mesa
É em torno da mesa que todo este problema de ergonomia acaba por ser debatido, pois uma má disposição do hardware dá origem a uma má utilização do computador. Basicamente esta secção iria abranger todas as secções anteriormente discutidas, para evitar ser redundante apenas fica aqui uma sugestão de organização numa mesa.



Cadeira
A cadeira é o elemento que pode causar mais danos físicos! A forma como nos sentamos, ou até a própria cadeira em si pode dar origem a dores na coluna e nos músculos das costas, e cansaço.



Ter a cadeira demasiado alta faz com que tenhamos de estar mais curvados a escrever, ou a cadeira demasiado baixa faz com que sejamos forçados a ter os braços mais levantados para escrever e termos de olhar para cima para ler no monitor (já focado anteriormente). O ideial mesmo seria tentar conjugar tudo o que foi referido anteriormente de forma a que a cadeira esteja de forma a que o utilizador não tenha de estar em esforço tanto a ler como a usar o teclado.

Bibliografia:
Manual da HP em brasileiro
Blog de um ergonomista Português
OSHA Ergonomic Solutions: Computer Workstations eTool

Nota:
Todas as imagens foram retiradas dos sites anteriormente citados!
O artigo é apenas um artigo introdutório, recomendo vivamente a leitura dos sites da Bibliografia dado especial relevo ao artigo da OSHA Ergonomic Solutions.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics