PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

08/04/2009

Ergonomia na Informática - Previna-se!

Ergonomia na Informática

Dores de costas? Dores no pulso? Olhos a arderem? São vários os problemas que um profissional que passa pelo menos 8 horas/dia em frente a um computador, mas isto dá para prevenir? Felizmente sim! Existe uma área que estuda este assunto em especifico designada por
ergonomia e é dela que vou falar, em concreto para a área da Informática!

Sintomas
São vários os sintomas que podem aparecer devido a uma má posição e utilização do computador, quando notar algum dos seguintes sintomas é recomendável que consulte o mais rapidamente um médico especializado na área! Quando mais cedo se tratar estes problemas mais fácil será de prevenir possíveis deficiências físicas provenientes do mau uso do computador!

O sintomas que se seguem podem ser notados ao usar o teclado/mouse ou até mesmo quando as mãos estiverem em repouso, como por exemplo enquanto dorme:
  • Formigamento, ardor e dormência
  • Irritação, dor contínua ou sensibilidade
  • Dor, latejamento ou inchaço
  • Tensão ou enrijecimento
  • Fraqueza ou calafrios
Estes distúrbios podem-se notar nas mãos, nos pulsos, nos braços, nos ombros, no pescoço e nas costas.

Ambiente de trabalho
A fadiga, o desconforto, tensão e outros tipos de mau estar podem estar diretamente relacionados com a configuração do seu ambiente de trabalho como tal uma potencial boa solução será ajustar o seu ambiente de trabalho de forma a estar com uma postura correta.

Existe uma série de princípios básicos que poderão prevenir os problemas atrás mencionados:
  • ajuste a posição do seu corpo e do seu computador,
  • evite estar o dia todo sentado,
  • procure estar relaxado se possível fazer vários intervalos durante o dia,
  • sempre que se sentir desconfortável procure alguma forma de alivio,
  • faça exercício físico, evite uma vida sedentária
Monitor
O monitor é provavelmente onde se manifestam os sintomas mais rápidamente, a radiação, o cansaço da vista, o ardor dos olhos e até mesmo os problemas de visão são sintomas que são mais fáceis de detectar e em que facilmente se encontra o "culpado" dos mesmos - o monitor.

Existem "regras" de boa utilização que podem evitar certos problemas mais graves. A postura é algo fundamental dito de uma forma global, mas focando a componente Monitor é necessário dar especial relevo à distância a que se está do computador! É recomendável estar a uma distância não inferior a 50cms e não superior a 1 metro do monitor.



A inclinação a que a cabeça está sujeita é algo bastante importante também, uma má posição pode dar origem a dores de pescoço e costas! É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º,20º para cima ou para baixo!



Teclado e Mouse
Evite ter os pulso tortos enquanto usa o teclado ou o mouse, deve evitar apoiar os pulso enquanto usa o teclado pois pode fazer com que os dedos e pulsos sejam flexionados para trás.




Os cotovelos devem estar ao nível do teclado e os ombros relaxados, isto para evitar tensões musculares.


Suporte de Documentos
Para quem faz bastante uso de documentos, livros, cadernos e todo esse material que pode ser necessário para as mais diversas tarefas durante a elaboração de um trabalho num computador, a forma como temos esse material disposto é algo que também merece estudo, pois também temos de ler e da mesma forma que temos de estar a uma certa distância do monitor é igualmente importante dispor os documentos de forma a não cansar a vista!

Use um suporte para documentos e coloque-o ao lado do monitor, desta forma evita estar constantemente a virar a cabeça para ler o documento e trabalhar no computador e ao mesmo tempo fica logo com uma distância igual dos olhos ao documento como dos olhos ao monitor.




Mesa
É em torno da mesa que todo este problema de ergonomia acaba por ser debatido, pois uma má disposição do hardware dá origem a uma má utilização do computador. Basicamente esta secção iria abranger todas as secções anteriormente discutidas, para evitar ser redundante apenas fica aqui uma sugestão de organização numa mesa.



Cadeira
A cadeira é o elemento que pode causar mais danos físicos! A forma como nos sentamos, ou até a própria cadeira em si pode dar origem a dores na coluna e nos músculos das costas, e cansaço.



Ter a cadeira demasiado alta faz com que tenhamos de estar mais curvados a escrever, ou a cadeira demasiado baixa faz com que sejamos forçados a ter os braços mais levantados para escrever e termos de olhar para cima para ler no monitor (já focado anteriormente). O ideial mesmo seria tentar conjugar tudo o que foi referido anteriormente de forma a que a cadeira esteja de forma a que o utilizador não tenha de estar em esforço tanto a ler como a usar o teclado.

Bibliografia:
Manual da HP em brasileiro
Blog de um ergonomista Português
OSHA Ergonomic Solutions: Computer Workstations eTool

Nota:
Todas as imagens foram retiradas dos sites anteriormente citados!
O artigo é apenas um artigo introdutório, recomendo vivamente a leitura dos sites da Bibliografia dado especial relevo ao artigo da OSHA Ergonomic Solutions.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More