PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

19/05/2009

Como criar e hospedar um mini site com custo quase zero

Como criar um mini site…

 

Introdução
Se você quer criar o seu primeiro site e não sabe como fazer, criar um mini site é a melhor forma de começar. Nesta seção, você vai aprender como criar um MINI SITE para divulgação de suas idéias, produtos e serviços. Como sempre, vamos utilizar somente softwares FREEWARE. Eu garanto que esta será uma ótima experiência para você que está começando, e servirá de base para seus projetos maiores.
Mãos à obra !

 
O que é um Mini Site ?
Um mini site, como o próprio nome já diz é um website com poucas páginas (entre 5 e 10 páginas no máximo). São simples de criar, ótimos para divulgação de idéias e também são ótimos vendedores.
O Projeto
Para o desenvolvimento do projeto, eu proponho as seguintes etapas:

 

Descrição do Processo

a) Criação do Mapa de Navegação (1 dia)
b) Obtenção e Instalação dos Softwares necessários (1 dia) 

c) Contratação de Hospedagem e Registro de Domínio (3 dias) 

d) Criação das páginas do mini site (duração 10 dias)

e) Implementação de Formas de Pagamento via PAGSEGURO (2 dias)

f) Transferência para o Servidor de Hospedagem, Testes e Ajustes (3 dias)

g) Cadastramento em Sites de Busca (2 dias)

h) Contratação do Serviço de Links Patrocinados (1 dia)

Tempo Total Previsto (23 Dias)
Custo Total (de R$ 30,00 a R$ 50,00 por ano)

 

Mapa de Navegação
Antes de criar o seu mini site, você deve planejar o mapa de navegação, ou seja, a estrutura do mini site.
Vamos imaginar um mini site que se proponha a vender dois produtos:
1) PRD 1 - Seu E-book Numero 1
2) PRD 2 - Seu E-book Numero 2
Mapa de Navegação:

Mapa de Navegação do MINI SITE

Onde:
(1) HomePage: Apresentação Principal dos produtos
(2) Informações gerais sobre Pagamento, Forma de Entrega, Garantias, Etc
(3) Descrição Detalhada do PRD 1
(3.1) Pedido para o PRD 1
(4) Descrição Detalhada do PRD 2
(4.1) Pedido para o PRD 2
(5) Contato

Total: 7 páginas

 
Softwares
Para esse desenvolvimento, você vai precisar de um software para criação das páginas em html, um software gráfico para criação de logotipos e banners, um software para conversão e criação de miniaturas dos gráficos e um software de FTP para transmissão dos arquivos para o Servidor de Hospedagem.

 
1) Criação das páginas 

O Melhor Freeware para criação de páginas atualmente é o KOMPOZER
     Download:
http://www.kompozer.net


2) Criação de Logotipos e Banners
     Download:
Central de Downloads

 
3) Criação de Botões 

O Likno WEB Button é especialista na criação de botões e textos em 3D
     Download:
WebButton

 
4) Conversão de Formatos e Geração de Miniaturas
O ThumbsPlus é perfeito para conversão e criação de miniaturas de imagens 
    Download:
Thmpls32.exe

 
5) FTP
O WS FTP é simples e objetivo para o envio de arquivos ao Servidor
     Download:
ws_ftp


Hospedagem
Para o seu mini site ser visto por milhares de visitantes e futuros clientes, ele precisa estar hospedado em um provedor de hospedagem. Embora existam alguns provedores gratuitos, para um mini site de venda eu recomendo um serviço pago, pois além de mais flexibilidade, seu mini site vai ter mais segurança e confiabilidade. Não pense que para isso você vai gastar rios de dinheiro, pois hoje, devido à concorrência, existem serviços profissionais com baixo custo.

 

Eu utilizo e recomendo os serviços de hospedagem da LocaWEB. É recomendável que esta estapa seja concluída antes do desenvolvimento do mini site, pois é bom que você conheça o seu domínio (www.seusite.com.br) antes de iniciar o desenvolvimento.
 

Serviços de Hospedagem: LocaWEB

 

Hospedagem FREE
Um serviço muito bom de hospedagem free é o site hd1.com.br. Este serviço é um dos melhores free por quê tem poucas restrições e o melhor de tudo: não tem propaganda, isso mesmo, seu site vai ficar livre de propagandas impostas pela maioria dos host free.

Serviços de Hospedagem free: www.hd1.com.br


Criação do Layout
Se você não sabe por onde começar ou não tem experiência com softwares de criação de páginas html, escolha um modelo (template) de sites na
Central de Downloads e baixe o modelo escolhido. Já é um ponto de partida. Obviamente, você vai ter que alterar alguns itens deste modelo como o logotipo, os nomes dos links, banners e os textos com as descrições dos seus produtos.


Central de Downloads:

Modelos de Sites Prontos


Páginas de Contato e Atendimento
A criação de páginas de contato e atendimento ao cliente exige mais conhecimentos de programação e se você está apenas começando pode ter dificuldade neste ponto. Para facilitar a sua vida, a JM DIGITAL disponibiliza formulários grátis que você pode formatar de acordo com suas necessidades. É tão simples de implementar quanto incluir um link em uma página.

 

Para mais detalhes deste serviço gratuito acesse: Formulários CGI Grátis


Formas de Pagamento
Se você pretente vender algo com o seu mini site, certamente vai me perguntar: Quais formas de pagamento posso oferecer e como implementá-las ? Fique sabendo que eu também me fiz essas perguntas e compartilho a resposta com você. A saída para os pequenos é terceirizar o processo.

 

Felizmente hoje já contamos com recursos de baixo custo para implementação de processos que normalmente seriam caros e trabalhosos. O segredo é o serviço oferecido pelo site PAGSEGURO, que pertence ao grupo UOL. Você faz o cadastro gratuitamente e só paga pelo serviço atravéz de suas vendas via comissões.Ou seja, se não vender, não paga nada.

 

Você não precisa guardar nenhuma informação crítica de seus clientes, como números de cartões crédito e ainda conta com um servidor seguro para a transação de venda.

 
Cadastro Grátis:
PAGSEGURO


Visibilidade
Ok. Você planejou e criou o seu mini site, contratou um provedor de hospedagem, colocou o site no ar mas, o que vem agora ? Agora o seu site precisa ser visto e frequentado pelos internautas e para isso ele precisa estar bem posicionado nos mecanismos de busca, que são, hoje em dia, a principal porta de entrada para websites.

 

Pesquise sobre otimização de sites para os mecanismos de busca, ou se puder, contrate um profissional para isso. Cadastre-se em nossa NewsLetter e receba o exclusivo Ebook sobre otimização de sites Grátis. Outra forma de manter a visibilidade do seu site em alta é utilizar um dos programas de Links Patrocinados oferecido pelos principais mecanismos de busca do mercado (Google e Yahoo!).


Links Patrocinados: Como Funciona ?
Você se cadastra, e diz quanto quer gastar por mês para manter em alta a visibilidade do seu site. Você não paga por quantidade de exibições do seu link e sim por cliques, o que é bem mais justo. O valor mensal nunca vai ultrapassar o que foi estipulado por você.

 

Se você criou um mini site para vender produtos ou serviços é bem provável que irá ter um retorno bem maior do que o seu gasto mensal com o Link Patrocinado.


Google AdWords:

http://adwords.google.com


Seu mini site no AR
Se você seguiu todos esses passos, seu mini site já deve estar no ar e sendo visto por muitos internautas. Mas o trabalho não acaba aqui, pois a evolução e análise de resultados do site devem ser uma constante.

 

Espero que você tenha aprendido e se divertido no processo, e agora você já pode pensar em criar projetos maiores, que não vai ser muito diferente do que foi visto aqui, exceto pelo tempo de planejamento e desenvolvimento.
 

Tenha Sucesso no seu empreendimento OnLine !

 

Fonte: 

jm-digital

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics