Visual Dicas: + de 500 cursos GRÁTIS, corra e pegue o seu!

Publicidade:

Encontre no blog...

28/05/09

Como falar em público - dicas

Como falar em público

 

Ramon Barros

Ramon Barros
Consultor de Imagem e Palestrante Motivacional com formação em Marketing. Atua no Senai, Senac, Faculdade da Serra, Faculdade de Tecnologia de Cachoeiro de Itapemirim e Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. É autor do áudio livro "Venda Mais com Sucesso".

+ textos de Ramon Barros

 

Diversas pesquisas mostram que o medo de falar em público é maior do que a morte, para as pessoas entrevistadas. Hoje em dia falar bem é um dos requisitos mais observados pelos gestores. Falar em público pode ser a sobrevivência de alguns profissionais em suas organizações. Por isso, estudar esta arte pode ser um diferencial na carreira e na vida pessoal de cada pessoa.

 

Todo ser humano tem condições de aprender a controlar o sistema nervoso e de se apresentar para um público pequeno, em uma reunião, por exemplo, e para uma grande platéia. Controlar o sistema nervoso é bem mais fácil do que se pensa e inúmeros exercícios nos ajudam a vencer as limitações.

 

Problemas de dicção podem ser resolvidos com profissionais como fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, que cuidam de diversos problemas que podem dificultar a fala. Eles trabalham, às vezes, em conjunto com dentistas, psicólogos, endocrinologistas, professores de canto e de oratória. Tudo para garantir que o profissional possa adquirir auto-estima e encarar o público sem medo ou inibição.

 

Lembro-me das minhas primeiras apresentações: o medo, o nervosismo, a secura na boca, as mãos trêmulas, a respiração acelerada. Excelentes o meu professor de teatro, fonoaudiólogo e outros profissionais que me ajudaram a vencer o medo e a inibição. Quando controlamos o sistema nervoso, e utilizamos a tensão em nosso favor, tudo muda radicalmente. Temos uma força e uma inspiração que é impossível de traduzir em palavras. Uma experiência pessoal de cada um, mas que aos poucos vai tornando-se um hábito e a cada nova experiência vamos ficando melhores, mais audaciosos, confiantes e começamos a despertar o interesse das pessoas que observam o um bom orador.

 

Além de se preparar, com cursos, treinamentos e todas as formas de trabalhar esta habilidade, vamos conhecer algumas dicas que se tornam importantíssimas para o profissional que precisa de falar bem em público:

 

Primeiro, lembre-se de que passar a impressão certa não basta: para ser efetiva, a impressão transmitida precisa corresponder à realidade. Mas todos nós já vimos apresentadores e palestrantes que dominam seu assunto, mas não transmitem uma boa imagem sobre si próprios, o que acaba impedindo que eles comuniquem adequadamente a sua mensagem.

Para soar inteligente: diminua um pouco o ritmo da sua fala, para se permitir selecionar as melhores opções de vocabulário ao mesmo tempo em que passa a imagem de reflexão.

 

Para demonstrar polidez: nunca responda perguntas com apenas "sim" ou "não". Forme frases completas: "Sim, eu o conheci em uma visita anterior", "Não, os dinossauros não coexistiram com o homo sapiens".

 

Para soar mais articulado: faça um esforço para pronunciar todos os fonemas de cada palavra, com atenção especial ao final de todas elas. Evitar usar mal palavras como "coisa" e "tipo...". Falar "hum", "éééé...", "bem" ou "né?", onde deveria haver apenas pausas. Evite gírias e palavras da moda. Entenda as demandas de sua audiência, e as satisfaça.

 

Domine o assunto sobre o qual irá falar - muitas pessoas se esquecem deste detalhe. Você precisa ser ouvido. Fale em voz alta o suficiente, pratique antes com o microfone, faça o que for necessário para poder ser ouvido com conforto e sem esforço.

 

Treine com antecedência a sua atitude diante de perguntas do público, para não fazer como a maioria dos palestrantes de primeira viagem, que mandam logo um longo "Ééééééé..." de 15 segundos, seguido do insuportável - "Veja bem". Comentar a pergunta em si, no estilo "Esta é uma ótima pergunta, e eu fico feliz que tenha surgido agora, porque ajuda a trazer o tema mais perto da realidade de vocês" - é uma estratégia eficaz para ganhar os segundos que você precisa para concatenar em sua mente a resposta em si. Pratique para ser natural.

 

Fonte: RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Artigos recentes

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More