PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

11/06/2009

Quais as principais diferenças entre tocadores MP3, MP4, MP5...?

Por Monica Campi, da PC World*

05-06-2009*Com a colaboração da Redação do IDG Now!

 

Equipamentos com funções iguais às vezes têm nomes diferentes, como MP9 e MP11. Conheça as características desses players.

 

media_player_150.jpgA extensão de arquivo .mp3 mudou a forma como ouvimos e compramos música. Isso porque o formato possibilita uma maior compressão do arquivo (diminuindo seu tamanho) sem a perda significativa da qualidade do áudio.

 

Com esse formato de música vieram os aparelhos portáteis capazes de reproduzi-lo e que, por isso mesmo receberam o nome de MP3 players. Em pouco tempo foram agregadas funcionalidades como gravar áudio, armazenar arquivos de todo tipo e alguns vinham até com sintonizador de rádio FM.

 

A popularidade desses tocadores deu origem a uma série de outros gadgets que agregavam funções e capacidades. É o caso dos aparelhos MP4 que vieram logo em seguida, trazendo uma pequena tela LCD e a capacidade de reproduzir música e alguns formatos de vídeo.

 

Apesar de existir um formato de arquivo de vídeo chamado .mp4 (MPEG-4), o 'nome' desses novos players não tem relação alguma com este formato. Inclusive alguns aparelhos nem são compatíveis com este tipo de arquivo.

 

Veja também:
>
Evolução: do MP3 ao MP11

 

Por isso, quem está interessado em comprar um desses aparelhos deve ficar atento à estratégia utilizada pelos lojistas para vender os chamados MP4, MP5, MP6, MP7 e assim por diante: quanto mais funções, maior o numeral que vem depois do "MP".

 

Além disso, leve em conta que a maior parte destes playes são genéricos (ainda que tragam impressos na carcaça alguma marca conhecida). Muitos deles têm procedência duvidosa e são vendidos com garantia máxima de três meses (dada pela própria loja, que costuma substituir por outro em caso de problemas).

 

Como regra geral básica, vale a relação a seguir (embora isso possa variar dependendo do lugar onde são comercializados):

 

MP3
Os percussores desse ‘movimento’. São aparelhos mais simples, geralmente utilizam pilha alcalina comum ou recarregável (formato AA) e capacidade de armazenamento que varia para cada aparelho. Reproduzem, além de arquivos de áudio em .mp3, também os de extensão .wav (WAVE) e .wma (Windows Media Audio).

 

MP4
A partir deste modelo, os vendedores começaram a aumentar o número depois do MP, como referência a um recurso adicionado. Como já mencionado, existe um formato de arquivo .mp4, mas a maioria desses aparelhos não é compatível com essa extensão. No geral rodam arquivos de vídeo simples, como .mtv e .amv.

 

MP5
‘Evolução’ do MP4, estes tocadores trazem recursos como câmera digital e capacidade para games.

 

MP6
Este tem, além de todos os recursos dos anteriores, funciona também como celular. Alguns desta categoria chegam a oferecer conectividade Bluetooth, Java e GPRS.

 

MP7
As funções deste gadget variam conforme o fabricante. Alguns oferecem TV gratuita (com antena externa - mas não captam o sinal brasileiro de TV digital) ou celular para entrada de dois chips. Até filmadora digital pode ser encontrada nesse modelo.

 

MP8
Nesta versão, alguns modelos oferecem tela sensível ao toque e até duas câmeras digitais.

 

MP9
Alguns desses aparelhos dizem oferecer conexão 3G, acelerômetro (sensor que muda automaticamente a posição da imagem quando colocado na vertical ou horizontal) e até gravação da programação da TV (analógica) e da rádio FM.

 

MP10 / MP11
Além de contar com todos os recursos anteriores, esses modelos também oferecem a função “Music Shake”, que troca a música ou a imagem apenas movimentando a lateral do aparelho.

 

Fonte:

logo_pcworld_footer

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics