PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

12/10/2009

Como temperar a vida?


COMO TEMPERAR A VIDA

Encontramos no “Aurélio”: “temperar. v.t.d. 2. Tornar mais fraco ou brando, suavizar, amenizar...”

Já imaginou a vida sem “tempero”? Seria, no mínimo, insossa e muito monótona, quando não, difícil de ser suportável.

Providencialmente a Natureza nos fornece os mais sofisticados e finos “temperos” para torná-la palatável e, até mesmo, desejável a ponto de tudo fazermos para conservá-la por maior tempo possível, experimentando com sofreguidão todos os seus paladares.

Imaginemos como seria complicada a perpetuação da vida animal se não houvesse prazer na atividade sexual, ou se ingeríssemos os alimentos apenas para o sustento do corpo, como quem faz uso de um remédio...

Sabemos que, ao instinto de conservação, são associados dois prazeres básicos: o do sexo e o da alimentação.

O anseio de prazer, intimamente associado à Conservação, que é uma lei da Natureza, estará sempre presente no ser humano.

A Natureza, porém, traça os limites dos prazeres e, bem assim, as consequências dos excessos ou mau uso dos mesmos para a nossa saúde e bem viver, assim como acontece com o uso inadequado dos ingredientes culinários.

Ao homem, dotado de inteligência e livrearbítrio, compete saber como “temperar a sua vida” utilizando, com sabedoria e controle os ingredientes naturais que lhe estimulam viver... E viver bem.

Com fundamento nos dois prazeres básicos há uma imensa variedade de “temperos” que podem ser buscados, ou criados, conforme a personalidade e o gosto de cada um de nós: um hobby, um trabalho agradável, uma atividade prazerosa, uma participação social, uma recreação lúdica, uma atividade cultural ou religiosa, uma pesquisa, etc... etc.

O que não se pode, sob pena de deteriorar a própria vida, é cultivar a ociosidade, o desalento, o medo e a falta de autoestima.

A vida, quando bem “temperada”, pode e deve ser comparada a um saboroso e nutritivo manjar!

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 11/10/09

Fonte: Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics