PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

03/09/2010

Como conseguir maior autonomia e durabilidade da bateria do seu Notebook

 

artigo_ergonomia_notebook_21

Gerenciando o uso da bateria.

Cansado de ficar na mão com a bateria do seu Notebook? Então, talvez seja porque você não está usando-a adequadamente. Parou para pensar nisto?

Neste artigo vamos mostrar um software gratuito que otimiza a utilização e o desempenho da bateria de computadores móveis.

O BatteryCare permite a monitoração total da bateria, como a necessidade de uma descarga total (30% da capacidade) para calibração, tempo restante, nível de desgaste, capacidade, consumo, temperaturas entre outras funcionalidades.

O software, segundo o fabricante, é leve e não interfere na performance do sistema.

Veja abaixo todas as funcionalidades do freeware:

Funcionalidades

  • Monitorização das descargas da bateria: O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo.

    Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total.

  • Informação completa da bateria: Calcula de forma indutiva o tempo restante estimado em portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria.

    Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc.

  • Leitura da temperatura do CPU e do disco rígido: O BatteryCare monitoriza constantemente a temperatura do processador (CPU) e do disco rígido (HDD)

  • Comutação automática dos planos de energia: Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite selecionar automaticamente o plano de energia que preferir.

  • Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes: Permite desativar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior) Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos

  • Informação na área de notificação: Disponibiliza um popup compacto contendo a informação essencial para monitorizar rapidamente o estado da bateria, carga atual, tempo restante, temperaturas e plano de energia cativo.

  • Atualizações automáticas: Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa atualiza-se automaticamente.

  • Leve e imperceptível no sistema: Dada a preocupação com a otimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória.

 Utilizando o BatteryCare

Buddy_thumb[3]

 

Acesse o site: http://batterycare.net

 

Clique no botão [Download] para baixar o programa. Descompacte o arquivo .zip e instale no seu Notebook.

image

Obs.: O software é bastante confiável e foi testado pela revista Info Abril.

Após instalado o programa fica residente na máquina fazendo a coleta de dados para as notificações e alertas quando necessários. Ao ligar o seu notebook o software é inicializado automaticamente.

Para ver o status atual do seu notebook, posicione o mouse sobre o ícone do BatteryCare.

a) Notebook ligado na corrente elétrica

image

b) Notebook desligado da corrente elétrica

image

Observe que nesta configuração o ícone muda, mostrando a % de carga e o tempo de bateria restante.

O status mostra a porcentagem da carga da bateria, tempo restante, opções de energia, plano de energia e temperaturas da CPU e do HD.

Observação: Se o ícone não estiver aparente, mude a configuração para [Mostrar ícone e notificações].

image

Para ver todas informações e configurar o programa conforme suas preferências, de um duplo clique sobre o ícone ou clique com o botão direito e selecione [Mostrar]

image

a) Notebook ligado na corrente elétrica 

image

b) Notebook desligado da corrente elétrica

image

Nesta aba [Informação Básica], também é possível ver o progresso dos ciclos de descarga (a cada 30 ciclos deve ser feito uma calibração dos sensores) e as temperaturas da CPU e do HD.

Obs.: Para saber como fazer a calibração e conhecer mais sobre ciclos de descarga clique no link: http://batterycare.net/guia.html

Para ver outras informações, clique na aba [Informação Detalhada].

image

Para configurar o aplicativo de acordo com suas preferências, clique em [Opções].

Nas guias [Gerais], [Notificações], [Planos de Energia] e [Avançadas] é possível configurar todo o monitoramento, notificações e otimizações da bateria do seu notebook.

image

Opinião

Como pudemos ler no artigo, o BatteryCare não pode faltar no seu Notebook, pois além de informar dados importantes como o tempo restante de carga, temperaturas da CPU e do HD, % de desgaste, entre muitos outros,  ele também otimiza a utilização do notebook, desativando componentes que consomem muita energia quando em bateria.

Com o BatteryCare será bem mais difícil você ficar na mão, pois poderá fazer um planejamento melhor do uso da sua bateria além de conseguir ganhos na sua autonomia.

Mantendo-se todas as precauções indicadas no software é possível também aumentar a longevidade (vida útil) da bateria, que custa bem caro.

Como diz o fabricante, o programa realmente não afeta o desempenho do sistema e usa pouca memória. Pode instalar que vale a pena!

Obs.: Os caras do software pedem alguma doação (opcional). Se achou o programa útil  e que está te ajudando muito, não custa nada mandar uma graninha para incentivar o pessoal.

Clique no botão direito do mouse sobre o ícone e selecione [Fazer Donativo].

image

Veja também: Como usar a bateria do seu notebook de forma mais eficiente



0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More