PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

19/09/2010

Tudo que você precisa saber sobre baterias de notebook, netbooks e celulares

 

 600px-high_voltage_warningsvg

Dúvidas sobre baterias

Uma das coisas que sempre tive dúvidas com o meu celular e com o meu notebook é de como utilizar da melhor forma a bateria desses equipamentos.

Sempre que pergunto aos vendedores e técnicos sobre este assunto, obtenho respostas desencontradas o que gera mais incertezas e dúvidas.

Neste artigo, resolvi fazer uma pesquisa na internet e colocar todas as informações necessárias de como se utilizar corretamente a bateria de celulares, notebooks e netbooks.

Fontes de pesquisa: batterycare.net, tecnologia.uol.com.br, g1.globo.com, www.poracaso.com, www.saiunojornal.com.br

Perguntas e Respostas sobre baterias

1) Preciso dar uma carga completa na bateria no primeiro uso?

Quando se compra qualquer aparelho eletrônico, é necessário que o usuário leia o manual de instruções antes de ligá-lo (coisa que poucos fazem).

Portanto, deverá ser observado no manual as instruções para o primeiro uso. Em geral, é recomendável fazer um carregamento completo da bateria antes de ligá-lo na primeira vez, se você tiver paciência, é claro.

Em alguns aparelhos (a maioria deles), não é necessário este procedimento, porém, leia sempre o manual de instruções primeiro…

2) A bateria “vicia” (efeito memória)?

Muita gente ainda tem na cabeça a idéia de que as baterias dos equipamentos eletrônicos ficam “viciadas” se não realizarmos um ciclo completo de carga e descarga, ou seja, esperar que a bateria se descarregue totalmente para se fazer um carregamento com carga total.

Atualmente, os portáteis como celulares, notebooks e netbooks utilizam baterias de íons de lítio, que de forma diferente das baterias antigas (de níquel) não sofrem o “efeito memória”.

Portanto, você poderá ligar o equipamento à tomada a qualquer momento, sem precisar esperar a carga acabar.

Com baterias de íons de lítio, descarregar completamente e carregar  a bateria apenas quando estiver totalmente descarregada é completamente inútil e até prejudicial.

Obs.: Confirme se a bateria de seus eletrônicos é mesmo de íon de lítio – algo bastante provável se eles foram adquiridos nos últimos 5 anos.

3) Preciso desligar o aparelho (celular, notebook ou netbook) para carregar a bateria?

Tanto faz carregar a bateria com o aparelho ligado ou desligado. Você poderá utilizar o aparelho normalmente durante o carregamento. A única consequência disto é que pode levar um pouco mais de tempo para o carregamento completo.

4) Posso parar de carregar a bateria antes da carga chegar a 100%? Quando devo iniciar um novo carregamento?

Como observado anteriormente, você poderá ligar e desligar o carregador da bateria a qualquer momento, independente da carga.

Evite o descarregamento completo. Sempre que puder, carregue a bateria quando esta chegar na ordem dos 20~30% da carga total.

Se precisar desligar o carregador antes da carga completa, não tenha receio. Poderá fazer isto sem prejuízo algum se estiver utilizando baterias de lítio.

Obs.: Leia o manual de instruções do seu aparelho e siga as instruções de recarga da bateria do seu aparelho.

5) Após a carga de 100% preciso desligar o equipamento da tomada?

Se estiver utilizando um carregador original, não se preocupe. Os carregadores identificam quando a carga da bateria chegue a 100% e, então, interrompem o armazenamento de energia. A energia então é passada diretamente para o equipamento, evitando-se qualquer tipo de sobrecarga e danos a bateria.

6) Usar carregadores não autorizados pelo fabricante é prejudicial?

Sem dúvidas. Carregadores não autorizados e que não sejam originais podem permitir a sobrecarga e provocar superaquecimento na bateria, reduzindo assim a sua vida útil.

7) Tirar a bateria enquanto o notebook estiver na tomada prolonga a sua vida.

Depende. O que prejudica a bateria com com 100% de carga e estar ligada na corrente não é o aquecimento do carregador ou a possibilidade de sobrecarga (se estiver usando componentes originais), mas sim devido a um possível  aquecimento dos componentes do notebook que elevam a temperatura da bateria.

Em uso normal do notebook, o aquecimento do hardware (Processador e Disco Rígido) deve ficar entre 40~50ºC. Neste caso deve manter-se a bateria no portátil sem nenhum prejuízo.

Em uso intensivo do notebook (jogos por exemplo) a temperatura do hardware pode se elevar para valores acima de 60ºC. Neste caso, deve-se retirar a bateria para que esta não sofra nenhum aquecimento indesejado.

Portanto, se você optar por não retirar a bateria, é importante fazer um monitoramento das temperaturas do Processador e do HD do seu notebook durante o uso. Para isto você poderá utilizar o software BatteryCare. (Leia o artigo: Como conseguir maior autonomia e durabilidade da bateria do seu Notebook). Mesmo em jogos, dependendo do notebook (os mais modernos), as temperaturas do processador e do HD não ultrapassam a 60°C.

Agora, se optar por retirar a bateria, cuidado. Não fique retirando e colocando a bateria a todo momento, evitando-se assim possíveis desgastes dos contatos da bateria e do gabinete, que podem causar danos de difícil manutenção.

8) Quais os cuidados que devo tomar para guardar a bateria do meu aparelho?

Antes de retirar a bateria verifique a porcentagem da carga restante. O ideal é guardar a bateria com carga na ordem de 40~60% da carga total. Alguns fabricantes recomendam outros valores. Leia o manual de instruções do seu notebook.

Jamais guarde a bateria com carga abaixo de 10%. A bateria guardada vai perder o resto de carga e pode chegar a 0%. Se chegar, adeus – a bateria poderá perder totalmente a capacidade de retenção de carga.

Guarde a bateria em um local fresco e seco. Jamais deixe-a guardada em local onde bata sol ou dentro do seu carro. Como já observamos anteriormente, o maior inimigo de uma bateria de lítio é o calor. A umidade também poderá danificar a bateria, oxidando seus componentes e contatos.

Não deixe a sua bateria guardada por longos períodos de tempo. O ideal é você utilizá-la uma vez por semana, carregando-a até 100% e depois descarregando-a até 40~60%, para guarda-la novamente. Baterias guardadas por mais de um mês podem ter a capacidade de retenção de carga reduzida.

Baterias sobressalentes também não devem ficar guardadas por muito tempo. Neste caso, você deve revezá-las semanalmente, seguindo os procedimentos descritos acima.

9) A capacidade de retenção de carga diminui com o tempo?

Sim, a capacidade de retenção de carga diminui naturalmente com o tempo (em torno de 20% em 300 ciclos de carga e descarga completos), isto se o usuário utilizar a bateria de forma adequada.

Aquecimento indesejado (exposição ao sol ou uso em notebooks com temperaturas do hardware acima de 60°), baterias que ficam guardadas muito tempo, ou contínuas descargas completas (até o PC desligar sozinho, 0%) podem reduzir consideravelmente a capacidade de retenção de carga da sua bateria, além é claro, da perda que ocorre naturalmente.

obs.: Capacidade de retenção de carga é a quantidade de energia que uma bateria pode armazenar, ou seja, quanto maior a retenção, maior o tempo que o aparelho poderá ser utilizado sem estar ligado na tomada (autonomia).

O tempo de duração (autonomia) da bateria varia de fabricante para fabricante – leia o manual de instruções do seu aparelho para saber qual é a autonomia da bateria utilizada. (Isto é o tipo de pergunta que deve ser feita antes de comprar um aparelho eletrônico).

A autonomia da bateria varia também com a maneira que você utiliza o aparelho. Evite o consumo de energia desnecessário.

11) Carregar aparelhos eletrônicos sob o sol pode ser prejudicial?

A capacidade de retenção da bateria pode ser danificada se o eletrônico for utilizado em ambiente com temperatura acima de 35º C – os danos são ainda maiores se, sob essa temperatura, o usuário carregar a bateria do aparelho.

Além da temperatura, é importante realizar a carga em um ambiente arejado. O processo de recarga dissipa calor e é importante que ele seja jogado pra fora do aparelho.

12) Qual é a vida útil de uma bateria de notebook?

Isto depende do fabricante. Em geral, uma bateria de notebook dura em torno de 500 a 800 ciclos completos de carga e descarga.

Um ciclo complete é o tempo para carregar e descarregar a bateria. Isto é calculada pela somatória de todas cargas e descargas parciais que são feitas no seu aparelho. O programa BatteryCare tem um contador de ciclos e um indicador do nível de desgaste, que ajudará você a utilizar melhor a sua bateria. (Leia o artigo: Como conseguir maior autonomia e durabilidade da bateria do seu Notebook).

Quanto menor a utilização da bateria, menor o desgaste, e claro, maior será o tempo que ela irá durar (desde que você utilize-a corretamente).

Portanto, sempre que puder, opte por usar o seu aparelho ligado na tomada. Se precisar utilizar a bateria constantemente, evite o consumo desnecessário desativando componentes que consomem muita energia.

13) O que devo fazer para consumir menos carga da bateria do notebook?

  1. Reduza o brilho da tela de LCD, ele é o principal vilão no consumo de energia;
  2. Utilize a placa de vídeo o mínimo possível – Desative efeitos visuais do Sistema Operacional. Se possível diminua a resolução da tela. Jogos e Vídeos, Música? Nem pensar.
  3. Desligue a antena Wi-Fi ou o dispositivo 3G quando não estiver usando a internet;
  4. Deixe o menor número de dispositivos USB conectados ao notebook, mesmo inativos;
  5. Reduza o número de programas executados ao inicializar o Windows;
  6. Opte pelo modo Hibernação em vez de escolher o Espera;
  7. Controle o horário de updates do sistema operacional (só faça updates com o notebook ligado na tomada).
  8. Notebook em superfícies propícias – Deixar seu notebook em superfícies macias obstruem as saídas de ar, baterias não foram feitas para super aquecer, e faz com que o cooler realize um maior trabalho, aumentando o gasto de energia.
  9. Evite ligar e desligar o notebook várias vezes. Mantenha-o no modo Hibernação.
  10. Ajuste o seu sistema operacional para o modo econômico quando usado em bateria.

15) O que devo fazer para consumir menos carga da bateria do meu celular?

  1. Desabilite todas as conexões sem fio (Wi-fi, Bluetooth, infravermelho, 3G, GPS, entre outras) se você não estiver utilizando-as.
  2. Se não puder ou não quiser usar o celular, desligue-o. Locais como cinema, teatro, igreja, sala de reuniões, etc., não são lugares para você utilizar um celular, portanto, economize a carga da sua bateria.
  3. Opte por sempre pelo sinal sonoro. Desative o seu vibracall sempre que for for possível.
  4. Ajuste o volume de toque. Quanto mais alto o volume, mais energia é consumida.
  5. Fale somente o necessário. Além de economizar carga você irá economizar créditos também…
  6. Aplicativos e jogos inúteis, nem pensar. Estes aplicativos exigem muito da bateria do seu celular.
  7. Configure o celular para usar o mínimo de iluminação ativa.
  8. Desligue o celular sempre que estiver sem sinal. Quando isto acontece, a tendência é consumir mais energia, pois o telefone busca incessantemente por sinal.
  9. Não deixe o celular o tempo todo no bolso, pois o calor gerado pelo seu corpo pode acelerar o descarregamento. Lembre-se, o calor é o grande vilão da sua bateria.
  10. Modere nos torpedos. Envie-os somente quando tiver necessidade…

14) O uso de periféricos (impressoras, câmeras digitais, pen drive, DVD, etc) consomem mais energia, e portanto, gastam a carga da bateria mais rapidamente?

O tempo da bateria diminui quando o usuário executa operações como o uso de periféricos ligados à máquina via cabo USB, de dispositivos de comunicação sem fio e de unidades ópticas (CD, DVD). Modems 3G e conexões eSata também entram na lista dos itens que devem ser evitados na hora de economizar bateria.

15) É possível ajustar meu notebook para que ele gaste menos bateria?

Sim, é possível você criar planos de energia para usar o notebook com e sem a bateria. O programa BatteryCare permite criar planos de energia de forma bem prática para os sistemas operacionais Windows XP, Vista e Seven. (Leia o artigo: Como conseguir maior autonomia e durabilidade da bateria do seu Notebook).

Se não desejar utilizar o programa acima, para selecionar a opção “econômica”, os usuários do Windows devem clicar em [Iniciar][Painel de controle][Hardware e som][Opções de energia] [Selecionar plano de energia]. Nos planos de energia você poderá definir Equilibrado, Alto Desempenho ou Econômico.

A Apple também ensina, em seu site, a configuração ideal para maximizar a duração da carga da bateria: veja aqui como fazer.

16) Ligar e desligar o notebook várias vezes contribui para o consumo de energia?

Ao ligar o notebook, a Bios (chip responsável pelo reconhecimento de hardware) realiza todo o processo de inicialização de hardware e do sistema operacional. Este processo consome muita energia.

17) Um notebook não gasta nenhuma energia quando está em standby?

O notebook em "standby" consome energia, mas em uma quantidade muito menor do que quando está ligado.

O mais indicado é colocar o notebook no modo Hibernação do Windows, já que ele consome menos energia do que no modo Espera. As duas opções oferecem o mesmo resultado: desligam o notebook enquanto ele não está sendo usado e restaura os aplicativos e janelas que estavam sendo usados quando ligado novamente. A diferença é que o modo Espera deixa os dados gravados na memória, o que vai consumir mais bateria.

18) As baterias de produtos eletrônicos não podem ser jogadas em lixo comum?

Quando são jogados no lixo comum, as substâncias químicas presentes nos eletrônicos penetram no solo, podendo entrar em contato com lençóis freáticos – se isso acontece, substâncias como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio contaminam plantas e animais por meio da água. Com isso, é possível que a ingestão dos alimentos contaminados intoxique os humanos.

Leia o artigo do site da Globo: Confira aqui como se livrar do seu eletrônico usado.

Estas são algumas dúvidas que nós usuários podemos ter em relação ao uso de baterias nos aparelhos eletrônicos.

Se você tiver alguma informação interessante a respeito do uso correto das baterias, ou sobre formas de economizar energia em aparelhos eletrônicos, utilize nossos comentários. Sua informação é muito importante para acrescentar conteúdo neste artigo… Seja bem vindo!




5 comentários:

Edson Júnior disse...

muito bom, solucionou várias de minhas dúvidas!

valeu mesmo!

Rael disse...

Nossa, finalmente alguém dizendo pras pessoas que as baterias de 5 anos pra cá não tem efeito memória. Eu já nem discuto mais, até porque todo vendedor de celulares e afins ainda fala que é preciso dar uma carga inicial de 24 horas, e outros absurdos relacionados ao efeito memória.

Alan Gabriel disse...

Muito bom cara parabéns esclareci muitas das minhas duvidas aqui. Obrigado mesmo!

meu diario disse...

porfavor ajude-me o carregador do meu not nao tá carragando-o o que fasso e nao tenh dinheiro pra comprar uma nova ... pvo ajudaa oq façooooo!!

Lucas Stamper disse...

Melhor artigo sobre esclarecimento de bateria de notebooks que já vi; resumiu o conteúdo de diversos artigos em um só de forma muito clara.

Respondeu as perguntas que está na cabeça de todos aqueles que usam.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More