PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

07/06/2011

Seu site está preparado para usuários IPv6? Faça o teste!

Nova geração IPv6, agora é para valer…

No artigo Transição IPv6. O que muda para o usuário final na internet? falamos sobre o novo protocolo de comunicação IPv6, sua implantação e o que muda na vida do usuário comum da internet. Tudo deverá estar adequado. Seu hardware, sua rede interna, seu provedor de acesso, empresas globais de telecomunicação e é claro todo o conteúdo da internet. É por isso que grandes como o Google, Facebook entre outros estão promovendo o dia IPv6, onde durante 24horas serão feitos testes para avaliar a conectividade com a rede mundial.

Veja abaixo a notícia do portal Terra, que participará também do evento:

Terra é 1º portal a se comprometer com o Dia Mundial do IPv6

10/05/2011 as 14:25 por Marcus Grando

Com o esgotamento de endereços IPs do IPv4 nos próximos meses (http://ipv6.he.net/statistics/), as empresas terão que estar preparadas para que suas aplicações e sistemas tecnológicos funcionem em IPv6, a nova versão do protocolo de comunicação na internet. Em pouco tempo, o IPv6 será a única possibilidade para os internautas navegarem na internet, pois são estes endereços que permite a conectividade dos dispositivos à rede mundial. Leia a matéria completa.

Se você é desenvolvedor Web ou técnico na área de TI já deve conhecer muito bem sobre estas mudanças. Se você ainda tem dúvidas, ou quer aprender mais, acesse o site http://www.ipv6.br do Comitê Gestor da Internet Brasil.

Se você é usuário final e blogueiro como eu,  também é importante ficar atento com a transição para a nova geração de protocolo Internet IPv6, para que o seu blog ou site esteja também preparado para as mudanças.

Para ver se o seu site já está acessível para ser visualizado por um usuário IPv6, faça o teste a seguir…

Veja se o seu site já está preparado para o IPv6


  Acesse o link: http://validador.ipv6.br/

image

Digite o endereço Web do site que você deseja verificar e clique no botão [Verificar].

Como exemplo, usamos o endereço do nosso blog Visual Dicas.

Obs.: Não coloque o prefixo http:// antes do endereço.

image

Finalizado o teste e o resultado é que o blog Visual Dicas já está preparado para ser visualizado via protocolo Internet IPv6.

imageObserve a imagem no campo [Como os usuários vêem este sitio….]. Clique sobre a imagem para ampliá-la…

image

As imagens mostram como o usuário visualiza o nosso site com os 2 protocolos IPv4+IPv6 coexistentes (1a. fase) e depois, só com o protocolo IPv6. Podemos verificar que muita coisa ainda não está visível neste momento para os usuários com apenas o IPv6. Isto porque outros servidores linkados no blog, como algumas imagens, e publicidade, por exemplo, ainda não estão preparados para a nova geração.

A transição está ocorrendo de forma lenta e gradual, mas ela é necessária e urgente. Nós usuários podemos colaborar e ajudar neste processo, conhecendo um pouco mais sobre esta transição, e na medida do possível,  divulgá-la para nossos pares e leitores, para que todos possam cobrar ações dos nossos provedores e  administradores de hosts, as mudanças necessárias em tempo adequado.

Se o seu site ainda não está acessível ao novo protocolo, não se preocupe. Apenas pergunte aos administradores do seu servidor se existem planos para implantar o IPv6 e quando isto ocorrerá…

Se o seu site está acessível, você poderá divulgar isso colocando um dos banners certificado no seu site ou blog. Basta copiar o código HTML do selo desejado, e colar no documento HTML.

image

Nosso selo está disponível no sidebar, mostrado abaixo:

image

Se desejar se aprofundar um pouco mais, faça o curso básico:ipv6-elearning.png
Aprenda mais sobre IPv6
Nosso e-learning é uma ótima introdução ao protocolo, com aproximadamente 4h de duração.
Se você não é técnico, mesmo assim será capaz de acompanhar os módulos 1 e 2!

Consulte também as apostilas de nosso curso IPv6 básico.

Fonte: http://curso.ipv6.br/ (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações – CEPTRO.BR)

image

1 comentários:

Blogger disse...

Ever wanted to get free Google+ Circles?
Did you know that you can get them ON AUTO-PILOT & ABSOLUTELY FREE by registering on Like 4 Like?

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More