PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

18/07/2011

Cuidados quando for editar seu modelo HTML no novo painel Blogger in Draft

bloggerindraftlogoEvite erros destrutivos

(Atualizado em 02/09/2011)

Caros leitores. Para evitar que vocês passem pela desagradável experiência que passei hoje, vou dar algumas dicas para que se evite erros destrutivos no modelo (template) do blog.

Acontece que o novo painel de controle do Blogger, no http://draft.blogger.com, e agora oficialmente no site http://blogger.com, está em fase de ajustes, e  pode ainda gerar erros no novíssimo editor do modelo. Isto foi o que aconteceu quando fiz  uma pequena alteração no código HTML e após salvar, todo o modelo que durante vários meses fui ajustando, voltou ao ponto inicial. Um desastre, não é? Todos os “hacks” e códigos acrescentados ou modificados se perderam, e o blog ficou quase destruído…

O erro acontece quando se clica na caixa [Expandir modelos de widgets]. Se você perceber este erro (500 The call failed on……), saia imediatamente da página SEM SALVAR O MODELO.

Obs.: este erro poderá ocorrer eventualmente apenas.

imageSe você clicar em [Fechar] e depois salvar o modelo, adeus. Todas as otimizações feitas no código fonte do modelo serão perdidas…. E infelizmente isto aconteceu com o nosso blog.

Recomendações

Para evitar esta fatalidade entre outros problemas com edição do modelo no Blogger, siga  nossas recomendações abaixo:

1) Antes de alterar qualquer código do template, faça um backup completo.

Acesse a página [Modelo].

image

Clique no botão [Administrar].

image

Clique no botão [Fazer download do modelo completo]. Para recuperar o modelo, selecione o arquivo do backup salvo anteriormente e clique em [Fazer upload].

image

2) Visualizar sempre antes de Salvar o modelo

Depois de ter feito qualquer alteração no código do modelo, clique no botão [Visualizar] e observe se aparece alguma irregularidade antes de [Salvar modelo].

image

3) Backup completo do blog (exportar blog)

Periodicamente faça o backup completo do blog (recomendaria um backup mensal). Em Configurações >> Outro, clique no link [Exportar blog].

image

Para exportar, clique depois no botão [Fazer download do blog].

image

Para recuperar, basta clicar no link [Importar blog]. Isto é bem útil quando você perde o seu blog por algum motivo, e precisa criar um novo…

image

ATENÇÃO: Este backup não salva o template (modelo do blog), mas sim todo o conteúdo (todos os posts, páginas e comentários).

Bem, espero que estas dicas sejam úteis. Como vocês viram, não fiz a lição de casa e tive que refazer todo o trabalho de meses. Boa sorte!

Leia também:

Novo painel do Blogger, agora liberado oficialmente

Agora é possível editar HTML no novo painel do Blogger in Draft

1 comentários:

Igreja São João Batista disse...

Boa noite Amigo,
Estou precisando de uma ajuda se possível.
Coloquei um menu drop-down que você colocou a disposição nos meus blogs e estou necessitando que me ajude a aumentar o numero de carácteres dos sub menus, são textos maiores e não estão se encaixando se puder dar olhadinha no blog igrejasaojoaobatistaitaperuna.blogspot.com.br no menu VÍDEOS. Me ajude a ajustar o tamanho para que não fique como esta: Desorganizado.
Grato
Sebastiao

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More