PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

18/07/2011

Cuidados quando for editar seu modelo HTML no novo painel Blogger in Draft

bloggerindraftlogoEvite erros destrutivos

(Atualizado em 02/09/2011)

Caros leitores. Para evitar que vocês passem pela desagradável experiência que passei hoje, vou dar algumas dicas para que se evite erros destrutivos no modelo (template) do blog.

Acontece que o novo painel de controle do Blogger, no http://draft.blogger.com, e agora oficialmente no site http://blogger.com, está em fase de ajustes, e  pode ainda gerar erros no novíssimo editor do modelo. Isto foi o que aconteceu quando fiz  uma pequena alteração no código HTML e após salvar, todo o modelo que durante vários meses fui ajustando, voltou ao ponto inicial. Um desastre, não é? Todos os “hacks” e códigos acrescentados ou modificados se perderam, e o blog ficou quase destruído…

O erro acontece quando se clica na caixa [Expandir modelos de widgets]. Se você perceber este erro (500 The call failed on……), saia imediatamente da página SEM SALVAR O MODELO.

Obs.: este erro poderá ocorrer eventualmente apenas.

imageSe você clicar em [Fechar] e depois salvar o modelo, adeus. Todas as otimizações feitas no código fonte do modelo serão perdidas…. E infelizmente isto aconteceu com o nosso blog.

Recomendações

Para evitar esta fatalidade entre outros problemas com edição do modelo no Blogger, siga  nossas recomendações abaixo:

1) Antes de alterar qualquer código do template, faça um backup completo.

Acesse a página [Modelo].

image

Clique no botão [Administrar].

image

Clique no botão [Fazer download do modelo completo]. Para recuperar o modelo, selecione o arquivo do backup salvo anteriormente e clique em [Fazer upload].

image

2) Visualizar sempre antes de Salvar o modelo

Depois de ter feito qualquer alteração no código do modelo, clique no botão [Visualizar] e observe se aparece alguma irregularidade antes de [Salvar modelo].

image

3) Backup completo do blog (exportar blog)

Periodicamente faça o backup completo do blog (recomendaria um backup mensal). Em Configurações >> Outro, clique no link [Exportar blog].

image

Para exportar, clique depois no botão [Fazer download do blog].

image

Para recuperar, basta clicar no link [Importar blog]. Isto é bem útil quando você perde o seu blog por algum motivo, e precisa criar um novo…

image

ATENÇÃO: Este backup não salva o template (modelo do blog), mas sim todo o conteúdo (todos os posts, páginas e comentários).

Bem, espero que estas dicas sejam úteis. Como vocês viram, não fiz a lição de casa e tive que refazer todo o trabalho de meses. Boa sorte!

Leia também:

Novo painel do Blogger, agora liberado oficialmente

Agora é possível editar HTML no novo painel do Blogger in Draft

1 comentários:

Capela São João Batista Surubi disse...

Boa noite Amigo,
Estou precisando de uma ajuda se possível.
Coloquei um menu drop-down que você colocou a disposição nos meus blogs e estou necessitando que me ajude a aumentar o numero de carácteres dos sub menus, são textos maiores e não estão se encaixando se puder dar olhadinha no blog igrejasaojoaobatistaitaperuna.blogspot.com.br no menu VÍDEOS. Me ajude a ajustar o tamanho para que não fique como esta: Desorganizado.
Grato
Sebastiao

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics