PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

14/08/2011

Como lidar com nossas emoções

emocoes

Como lidar com nossas emoções

A “emoção” é assim definida pelos nossos dicionários: “Abalo moral ou afetivo; perturbação geralmente passageira, provocada por algum fato que afeta nosso espírito; reação afetiva transitória de grande intensidade, habitualmente provocada por uma estimulação vinda do meio ambiente; sentimento percebido conscientemente; impulso que gera os sentimentos, tanto conscientes como inconscientes.” (Dic. Larousse Cultural)

As emoções provocam em nós sensações boas, gratificantes e alentadoras, que nos impulsionam para frente, ou sensações penosas e angustiantes que nos fazem ficar tristes, ansiosos e deprimidos.

A emoção sempre causa uma alteração em nosso estado físico e psicológico, e isso é o que mais a diferencia do sentimento puro e simples.
Pelo nosso pensamento produzimos emoções geradoras de medo, de raiva, de alegria, de euforia, de ciúme, de ansiedade, e outras mais.

Como há uma grande interação mente/corpo as moléculas geradas por essas emoções podem interferir em nosso organismo, causando tanto doenças, como boa disposição e saúde.

Muitos problemas de natureza psicológica originam-se em algum tipo de distorção ou negação das emoções e sentimentos. Por isso que é importante a educação emocional, pois é preciso tentar modificar pensamentos e atitudes que atrapalhem nosso convívio com o próximo e que gerem emoções desordenadas, que criam bloqueio e interferem em todo nosso organismo.

As preocupações rotineiras, com coisas simples e comuns, são normais, e não é difícil lidar com elas. Basta que cuidemos de nos prevenir e de remediar, ou apenas esquecê-las se não forem muito significantes.

Tratando-se, porém, de emoções mais perturbadoras precisamos saber lidar com elas. Eis algumas sugestões:

- identificar e analisar os sentimentos perturbadores e suas causas;

- eliminar as exigências emocionais que encontram satisfação em coisas insignificantes. Deixando de ser egoístas, presunçosos, orgulhosos, sentiremos a emoção prazerosa da paz trazendo-nos a tranquilidade que almejamos;

- evitar as distorções, ocultações e exageros ao expor nossos sentimentos. Emoções e sentimentos reprimidos podem gerar doenças como gastrite, úlceras, dores na coluna e alergias;

- usar: a fraternidade para curar a inveja; a atenção para curar o ciúme; o carinho para curar a raiva; o perdão para curar as mágoas; a tolerância e a resignação para vencermos a tristeza com amor.

  • Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira - 16/07/201
  • Consulta efetuadas: “Não leve a vida tão a sério” (Hugh Prather)
  • Wikipédia
  • Site “Como Lidar Com as Emoções?” guilherminabcruz@click21.com.br

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More