PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

18/09/2011

Evitando as preocupações

ansiedade

Evitando as preocupações

A preocupação é o estado de espírito que nos leva a distanciar do momento presente, fazendo com que direcionemos nossos pensamentos e sentimentos para fatos ou coisas que poderão ou não acontecer, dificultando nossas realizações do agora.

Consequentemente, além de nos causar uma perturbação emocional, com insônias, decepções e angústias, faz com que desperdicemos tempo e energia com possíveis ocorrências sobre as quais não temos qualquer comando.

Assim é que, muitas vezes, nos afligimos demasiadamente com certas ocorrências sobre as quais não temos nenhum controle: perdas de entes queridos; desastres eminentes perdas financeiras, etc.

O que não se pode é confundir a “preocupação” com a “previdência”, pois enquanto uma é desaconselhável e inútil, a outra revela inteligência, prevenção e eficiência.

Prudência não é preocupação, porque a prudência é sensata e moderada, enquanto a preocupação é irracional e tolhe o indivíduo, prejudicando-o em seus empreendimentos.

Nos meios familiares é comum, também, confundir o propósito de “dar proteção” com o de demonstrar “preocupação”. Às vezes pensamos estar protegendo e auxiliando entes queridos, quando na verdade estamos incutindo de modo imperceptível, medo e insegurança.

Diante, porém, das incertezas da vida e motivados por sentimentos de responsabilidade, de culpa, e de amor, é natural que nos abalemos com possíveis acontecimentos futuros.

A calma, a ponderação, o diálogo, o otimismo e a confiança, quando direcionados para atitudes e providências cabíveis, substituem com vantagem a preocupação.

Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 14/08/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II <<< PARTICIPEM

1 comentários:

micarla disse...

Boa Noite,adorei ler o post,devemos ter sempre bons pensamentos,paz de espiríto é a melhor coisa que existe.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More