PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

07/08/2010

Valorize a sua planilha no Excel explorando mais os recursos da formatação condicional (II)

II) Regras de Primeiros/Últimos
31t0fN45Q5L

Crie maneiras para visualizar melhor a sua planilha com a formatação condicional (II)

Dando continuidade ao tema Valorize a sua planilha no Excel explorando mais os recursos da formatação condicional (I), onde mostramos formas para Realçar Regras das Células, iremos neste artigo mostrar alguns exemplos das Regras de Primeiros/Últimos.
Para quem não leu o primeiro artigo da série, lembramos que a formatação condicional tem como objetivo principal diferenciar células com base nos valores da planilha. A diferenciação poderá ser através de cores ou ícones (recursos incluídos no office 2007 e 2010), melhorando a visualização e o entendimento da mesma.
Recomendamos que leia e siga os exemplos do primeiro artigo, antes de dar sequência neste. Para isto, clique no link abaixo:

Utilizando a formatação condicional automática (II)

2) Regras de Primeiros/Últimos
Selecione a célula ou células e acesse: [Início] [Formatação Condicional] [Regras de Primeiros/Últimos] [10 Primeiros itens…] ou [10 Últimos itens…] ou [Acima da Média…] ou [Abaixo da Média..]
image
NOTA: Em [Realçar Regras das Células]  existem também as regras[Primeiros 10%…] para marcar células que possuem a porcentagem dos maiores valores de todos os selecionados,[Últimos 10%...] que realça as células com a porcentagem dos menores valores selecionados.
Isto significa que para cada 100 células selecionadas, os 10 maiores valores e os 10 menores valores serão marcados com esta regra, é claro se você utilizou 10% como valor de comparação.
image
PRIMEIROS ITENS e ÚLTIMOS ITENS
Exemplo 1: No nosso exemplo, vamos realçar células de acordo com a regra abaixo:
  • As 12 primeiras Células (maiores valores)  = Cor VERDE
  • As 12 últimas Células (menores valores) = Cor VERMELHA
image
A) 12 Maiores Valores (Verde)
Após selecionar as células E5:J8, em [10 Primeiros Itens…], defina o valor para a comparação, que no nosso exemplo é o valor 12 (os 12 maiores valores), utilizando-se a barra de rolagem à esquerda. Em seguida escolha as cores do preenchimento e do texto e clique em [OK].
image
Obs.: No nosso exemplo escolhemos as cores padrão de preenchimento verde e texto verde escuro.
Também é possível definir outros tipos de cores para preenchimento, texto e borda, escolhendo [Formato Personalizado].
image
b) 12 Menores Valores (Vermelho)
Mantendo-se selecionadas as células E5:J8, em [10 últimos itens…], defina o valor para a comparação, que no caso é a célula B1, escolha as cores vermelho para o preenchimento e texto e clique em [OK]
image
Pronto, agora vamos verificar como ficou a nossa planilha…
image
Portanto, seguindo o nosso exemplo, os 12 primeiros números, ou seja, os 12 maiores valores da planilha estão em verde e os 12 últimos números, os 12 menores, estão em vermelho.
Se você alterar qualquer número da planilha, automaticamente as células se ajustarão às regras pré-estabelecidas. Faça o teste…
ACIMA DA MÉDIA e ABAIXO DA MÉDIA
Exemplo 2: Vamos utilizar a mesma planilha com as seguintes regras:
  • Células com valores acima da média = Cor VERDE
  • Célula com valores abaixo da média = Cor VERMELHA
Média = 11,6
a) Desativando as regras anteriores
Para desativar a Formatação Condicional definida anteriormente, você deve selecionar as células formatadas, que no nosso exemplo seriam as células E5:J8, e em [Formatação Condicional] [Limpar Regras] clique em [Limpar Regras das Células Selecionadas].
Se preferir, poderá desativar a formatação condicional de toda a planilha clicando em [Limpar Regras da Planilha Inteira].
image
b) Valores acima da média > 11,6 (Verde)
Selecione as células E5:J8 e em [Acima da Média…] defina as cores do preenchimento e do texto, que no nosso exemplo é verde, e clique em [OK].
image
c) Valores abaixo da média < 11,6 (Vermelho)
Mantendo-se selecionadas as células E5:J8, em [Abaixo da média…], selecione as cores vermelho para o preenchimento e texto e clique em [OK].
image
Tudo pronto. Veja abaixo como ficou a nossa planilha de exemplo:
image
Da mesma forma como nos outros exemplos, se for alterado qualquer valor nas células configuradas com a formatação condicional, a planilha irá se ajustar automaticamente às regras pré-estabelecidas.
No próximo artigo veremos Barras de Dados, Escalas de Cor e Conjuntos de ícones. Neste artigo vimos: Regras de Primeiros/Últimos.

Todos Artigos da Série “Formatação Condicional”

até mais… [ byALF ]
byALF




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics