PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

15/04/2011

A Leitura – Importância e Dificuldades

boaleitura

A Leitura – Importância e Dificuldades…

Denominamos “leitura” o ato de ler; o procedimento intelectual que consiste em reconhecer os sinais gráficos de uma língua, formando mentalmente ou em voz alta os sons que esses sinais ou sua combinação representam, e associar-lhes um sentido.

Não se trata, portanto, de uma simples atividade mecânica e desprovida de raciocínio, embora requeira habilidade.

A alfabetização, associada à motivação e o exercício, predispõe o indivíduo para o gosto e o hábito de leitura.

As pessoas que adquirem o hábito da boa leitura experimentam o prazer e os benefícios que ela proporciona. Reconhecem a sua importância quanto à instrução, à formação educacional e técnica, à preparação moral e à recreação, além do progresso intelectual.

Sendo fundamental para o desenvolvimento intelectual do homem, a leitura representa a oportunidade de ampliar a consciência, e a visão do mundo.

O frequente contato com o livro, aliado à escolha da boa leitura, torna-se um encontro prazeroso, e culturalmente eficaz, abrindo as inúmeras portas para o sucesso.

Há que se considerar entretanto as dificuldades que se interpõem, para grande parte da população, o acesso à boa leitura.

O distanciamento entre o homem e a leitura decorre de fatores tais como: ineficiência educativa e  da didática escolar; baixo nível cultural e financeiro familiar; desenvolvimento tecnológico da internet com as aparentes facilidades e empolgações; a linguagem pouco inteligível e os noticiários pouco animadores dos jornais populares.

A infância é a época propícia para a formação de bons leitores, mas depende da mediação de pais e professores para que seja bem aproveitada, o que geralmente deixa a desejar. A maneira de impor obrigatoriamente a leitura pode comprometer a relação da criança com o livro e afastar, de vez, todo o seu encantamento.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 03/04/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics