A Leitura – Importância e Dificuldades…
Denominamos “leitura” o ato de ler; o procedimento intelectual que consiste em reconhecer os sinais gráficos de uma língua, formando mentalmente ou em voz alta os sons que esses sinais ou sua combinação representam, e associar-lhes um sentido.
Não se trata, portanto, de uma simples atividade mecânica e desprovida de raciocínio, embora requeira habilidade.
A alfabetização, associada à motivação e o exercício, predispõe o indivíduo para o gosto e o hábito de leitura.
As pessoas que adquirem o hábito da boa leitura experimentam o prazer e os benefícios que ela proporciona. Reconhecem a sua importância quanto à instrução, à formação educacional e técnica, à preparação moral e à recreação, além do progresso intelectual.
Sendo fundamental para o desenvolvimento intelectual do homem, a leitura representa a oportunidade de ampliar a consciência, e a visão do mundo.
O frequente contato com o livro, aliado à escolha da boa leitura, torna-se um encontro prazeroso, e culturalmente eficaz, abrindo as inúmeras portas para o sucesso.
Há que se considerar entretanto as dificuldades que se interpõem, para grande parte da população, o acesso à boa leitura.
O distanciamento entre o homem e a leitura decorre de fatores tais como: ineficiência educativa e da didática escolar; baixo nível cultural e financeiro familiar; desenvolvimento tecnológico da internet com as aparentes facilidades e empolgações; a linguagem pouco inteligível e os noticiários pouco animadores dos jornais populares.
A infância é a época propícia para a formação de bons leitores, mas depende da mediação de pais e professores para que seja bem aproveitada, o que geralmente deixa a desejar. A maneira de impor obrigatoriamente a leitura pode comprometer a relação da criança com o livro e afastar, de vez, todo o seu encantamento.
Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 03/04/2011
Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II
0 comentários:
Postar um comentário