PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

12/10/2011

Como inserir caixa de pesquisa personalizada no blog (Google Pesquisa Personalizada)

file_search

Caixa de busca Google

Como todo blogueiro deve saber, uma caixa de pesquisa é fundamental para os seus leitores. É nela que eles irão encontrar tudo aquilo que quiserem ler ou assistir, aumentando o número de visitas no seu site. Portanto, a sua caixa de busca deve estar em local muito bem visível (como dizem, na cara do cidadão), de preferência no cabeçalho, acima dos posts ou no topo do sidebar.

image

Geralmente, templates terceirizados já possuem campos de pesquisa nestas áreas, só que quase sempre, estes mecanismos são falhos (não comtemplam todas informações do seu blog), e/ou direcionam os resultados para páginas do próprio blog, o que deixa seus leitores confusos…

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como inserir caixa de busca personalizado do Google, que é sem dúvidas o melhor mecanismo de busca existente, criando uma página de resultados perfeita, com todos links possíveis do seu blog, além é claro, de possibilitar ganhos em anúncio (se você tiver uma conta no Google Adsense).

Se você tem conta no Google AdSense (sistema de afiliados com anúncios), vá direto para o item 2) Para quem tem conta no Google AdSense.

1) Google Pesquisa Personalizada


  Acesse o site: http://www.google.com.br/cse/

Faça o login com a senha da sua conta no Google e clique no botão [Criar mecanismo de pesquisa personalizado].

image

1- Configure seu mecanismo de pesquisa

Descreva seu mecanismo de pesquisa: preencha [Nome do blog], [Descrição] e o [Idioma] da pesquisa.

imageAbaixo, em Defina seu mecanismo de pesquisa, coloque o(s) site(s) que deseja pesquisar.  ATENÇÃO: COLOQUE APENAS UM URL POR LINHA.

No nosso exemplo, vamos usar o URL http://visualdicas.blogspot.com/*

image

Para definir o formato de pesquisas, leia abaixo:

  • Páginas individuais: Especificando www.meusite.com/minhapagina.html, somente a página minhapagina.html será incluída em www.meusite.com.
  • Sites completos: Especificando www.meusite.com/*, todas as páginas em www.meusite.com serão incluídas.
  • Partes de sites: Você poderá usar padrões curinga para incluir somente algumas partes de um site. Por exemplo, www.meusite.com/*sobre* incluirá apenas arquivos em www.meusite.com que tenham sobre no nome.
  • Domínios completos: É possível especificar um domínio inteiro, usando *.meudominio.com. Se você especificar meudominio.com, ele será convertido automaticamente para *.meudominio.com/*. Se não for o que deseja, você poderá mudá-lo no painel de controle.

Para terminar esta primeira etapa, Selecione uma edição: Para criar uma caixa standard, sem custos, selecione [Edição padrão]. Se desejar algo mais elaborado e sem anúncio nas páginas de resultados, clique em [Site Search], onde terá que desembolsar um valor mínimo de US$ 100,00 por ano (veja todos planos na página http://www.google.com/sitesearch/)

No nosso exemplo vamos optar pela Edição padrão (gratuita). Marque a caixa [Li e concordo como o Termo de Serviço]. Depois clique em [Avançar].

image

2- Defina o estilo e experimente.

Escolha um estilo e clique em [Personalizar] para redefinir fontes e cores…

image

Se desejar, altere cores, fonte e alinhamento de todos os campos do seu mecanismo de pesquisa. Depois de alterados, faça os testes, digitando um termo qualquer para a pesquisa…

image

Depois de tudo definido, clique em [Avançar].

3- Obtenha o código.

Agora é só você copiar o código e colar no seu blog. (Para quem não sabe como usar o código copiado, leia: Como inserir Widgets no Wordpress sem a instalação de plugins e Como instalar um Widget no seu Blog -(Blogger))

image

Veja o nosso exemplo no blog de Teste: http://visualdicas2000.blogspot.com/

image

Gerenciando suas caixas de pesquisa

  Acesse o site: http://www.google.com.br/cse/  (faça o login com a sua conta do Google, caso não esteja conectado).

image

Clique no link [gerencie os seus mecanismos de pesquisa existentes]

image

Escolha qual mecanismo você irá gerenciar e clique no link [painel de controle]. Se desejar eliminar um mecanismo, clique em [excluir].

image

No painel de controle você poderá alterar todos parâmetros já definidos, além de acrescentar vários outros, como Google Analytics, Preenchimentos Automáticos e o Adsense

image

ATENÇÃO: Depois de alterar a configuração do seu mecanismo de pesquisa, é altamente recomendável que você substitua o código HTML do seu site. Para o novo código, clique em [Obter código] no menu lateral. No entanto, quando as alterações forem apenas nas páginas dos resultados, isto não será necessário (mas é sempre bom testar)…

Para acrescentar anúncios da sua conta do Google AdSense, clique no link [Ganhar dinheiro] e preencha os campos com informações da sua conta.

image

Para aqueles que já possuem conta Google AdSense, poderão criar mecanismos de pesquisa Google diretamente do site Google AdSense, como mostramos abaixo:

2) Para quem tem conta no AdSense

Se você tem conta no Google Adsense (se você não sabe o que é isto, leia O que é o AdSense?), poderá acrescentar anúncios Google nas páginas de resultados…

image

Para incluir sua conta do AdSense na caixa de busca personalizada é bem simples:

a) Acesse sua conta do AdSense: Google AdSense

b) Clique na aba [Meus anúncios], e em Mecanismos de pesquisa personalizados, clique no botão [Novo mecanismo de pesquisa personalizado].

image

c) Preencha todos campos para a criação da sua caixa de pesquisas… (a política do Google AdSense não permite apresentação de imagens em blogs ou sites desta área com exemplos).

image

Obs.: Nesta página, você poderá acrescentar o logotipo do seu blog inserindo o URL da imagem e URL de destino (redirecionamento quando alguém clicar sobre o seu logotipo)…

image

d) Depois de tudo preenchido clique no botão [Salvar e obter o código]. Depois é só copiar e colar no seu site…

image

Fazendo desta forma, você poderá acrescentar anúncios e o seu logotipo nas páginas de resultado.  Veja o exemplo no nosso blog…

image

Para gerenciar a sua caixa de pesquisa, proceda da mesma forma que o método anterior: acesse o site http://www.google.com.br/cse/ e clique no link [gerencie os seus mecanismos de pesquisa existentes].

image

Para quem quiser aprender mais…

Para quem quiser aprender mais sobre os mecanismos de pesquisa do Google, acesse o link a seguir: API da Pesquisa personalizada do Google

6 comentários:

Itallo Henrique disse...

cara, foi bom mais esta video aula mais nao consigo colocar ele no blogger.

Unknown disse...

ei eu gostaria que vc me ajudasse a divulgar meu blog por favor esse é o blog dá uma olhada http://androidtdb.blogspot.com.br/

me ajuda ai blz brigadão.

byALF disse...

O blog http://androidtdb.blogspot.com.br/ está muito legal...

Vou colocar o link na seção "blogs que leio", e toda vez que você publicar um artigo, vai aparacer lá...

Visual Dicas

Amanda disse...

oi, consegui colocar a caixa de pesquisa no blog, fiz tudo certinho. MAs quando pesquiso alguma coisa, não aparece nenhum resultado, isso é comum no início?

byALF disse...

Olá Amanda,

Você precisa ter conteúdo no seu blog para aparecer os resultados...

Envie o link do seu blog para que possamos analisar melhor..

Visual Dicas

Inspira disse...

comigo acontece a mesma coisa, se eu personalizo para pesquisar no proprio blog nao aparece nenhum resultado e o teste da pesquisa q fiz foi com palavras chaves q tem em titulos de posts em meu blog, pq isso acontece? obrigada. meu blog é http://criandoaweb.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics