O que é newsletter?
Newsletters são boletins informativos periódicos enviados por e-mail para uma lista de contatos. Muito utilizadas por empresas privadas, essas mensagens são disparadas em massa com o objetivo de divulgar notícias e novidades sobre os seus produtos, serviços, sites e blogs.
A principal utilização das newsletters é fidelizar clientes e construir um relacionamento entre você e seu leitor ou entre a sua empresa e o consumidor. É trazer conteúdo relevante para os seus contatos, atualizando-os com as novidades do seu site, lançamentos de produtos, convites, informações sobre a sua empresa, entre outros.
As newsletters elaboradas do jeito certo e com conteúdo de qualidade, podem sim ajudar você a aumentar os seus resultados, promover seus produtos e serviços e aumentar consideravelmente o tráfego de visita no seu site ou blog.
Obs.: As newsletters não devem ser confundidas com spam, pois são enviadas apenas para os usuários cadastrados. Já o spam dispara mensagens indiscriminadamente para uma lista de contados, mesmo sem a prévia autorização dos usuários, com o objetivo apenas de divulgar propagandas.
Dicas para criar newsletter de qualidade
A seguir, vamos apresentar algumas dicas importantes para você construir suas newsletters com conteúdo relevante, assertivo e na medida certa para aproximar mais o relacionamento com o seu cliente ou leitor, e a partir daí, aumentar o número de visitas no seu site.
Periodicidade ideal para enviar uma newsletter
A periodicidade é sem dúvida uma das características principais de uma newsletter. Isto significa que você deverá planejar com muita atenção qual a frequência ideal para enviar seus boletins informativos, ou seja, suas newsletters.
A periodicidade ajuda a criação de um relacionamento bem próximo com o seu leitor em potencial (lead) ou com o seu leitor já consolidado, pois ambos irão se habituar com o recebimento do material, e eventualmente, até esperar por ele.
Não existe uma periodicidade padrão ideal para todo tipo de conteúdo. Recomenda-se, portanto, entre 1 vez por semana ou a cada 15 dias. Mas isso vai depender muito do tipo de conteúdo que você pretende informar, de forma que nem fique muito constante ou com períodos muito longos, fazendo com que o leitor possa se desinteressar.
Portanto, comece enviando seus newsletters a cada 15 dias e monitore através de pesquisas para saber se estão gostando da frequência ou se preferem receber os conteúdos mais ou menos frequentes.
Para ajudar no planejamento dos envios, utilize gerenciadores de projetos gratuitos como o Google Calendar e o Trello.
Conteúdo relevante e de qualidade
Nunca uma newsletter deve ter como objetivo a divulgação explicita para promoções ou vendas. Isso irá induzir muitas pessoas a se descadastrarem ou marcarem seus e-mails como spam.
Aproveite o contato para disponibilizar conteúdo que sirva para fornecer informação relevante, notícias institucionais e preferencialmente relacionadas ao seu site, blog ou canal do Youtube, divulgando artigos, lançamentos e vídeos recentes, por exemplo. Mostre que você se importa em fornecer informações importantes para agregar conhecimento, apresentar novidades ou que gere algum entretenimento divertido apenas.
Desta forma você irá criar um relacionamento de confiança com o seu leitor, podendo gerar recursos como um maior tráfego para o seu site e a possibilidade de vendas no futuro.
Templates simples e textos atraentes
Tão importante quanto a seleção do conteúdo é o visual de sua newsletter. Por isso, use sempre templates simples, com cores agradáveis e sem exageros.
Não abuse no uso de imagens. Imagens devem ser utilizados apenas como complemento ao texto.
Headlines Persuasivos
Uma dica é fazer chamadas que despertem a curiosidade do leitor, mostrando algo novo, controverso ou inesperado.
As chamadas devem fazer parte do “Assunto” do e-mail incentivando o leitor a abirí-lo.
Uma dica é utilizar os gatilhos mentais: Headline Títulos Persuasivos.
Discurso intimista
Dirija ao seu leitor como se ele fosse um amigo. Use portanto uma linguagem simples e informal.
Isso vai transmitir a sensação de que você quer ajudá-lo no que ele precisa e que você que tem a solução ideal para as suas dificuldades.
Envios na medida certa
Não abuse dos envios, pois pode gerar um efeito ao contrário, ou seja, ao invés de aproximar o leitor do seu negócio, fará com que ele se aborreça.
Portanto, ofereça conteúdo relevante sem bombardeá-lo com promoções e informações desnecessárias só para vender os seus produtos ou forçá-lo a acessar o seu site.
Conteúdo bom é aquele que representa utilidade para o leitor, tipo: solucionar dúvidas, auxiliar nas suas dificuldades, disponibilizar novas possibilidades ou informá-lo sobre assuntos pertinentes aos seus interesses.
Para isso é necessário você ter uma ideia clara e real de quem são os seus leitores, no que eles se interessam e o que eles precisam ou procuram.
Organização do conteúdo
Caso tenha uma grande variedade de temas, organize as chamadas dando destaque aos pontos mais importantes.
Textos muito longos devem ser substituídos por um resumo juntamente com um link que aponte para o conteúdo completo disponível no seu site. Isto fará com que a newsletter se torne mais enxuta e atrativa para seus leitores.
Remetente personalizado
Sempre insira o nome da sua empresa ou do seu site no remetente dos e-mails disparados. Assim a newsletter com a exibição da sua marca se tornará mais confiável.
Utilize plataformas de automação de e-mail
Para facilitar a criação das suas newsletter você deve utilizar plataformas de automação de e-mail existentes no mercado.
Além de tornar as suas newsletters mais profissionais, elas evitam que sejam consideradas como spam. Também possuem sistemas de automação e análise dos seus envios.
As principais plataformas utilizadas são: Mailchimp, Leadlovers e Hubspot.
Obs.: A plataforma Mailchimp possui plano gratuito para até 2.000 contatos por mês
Conclusão
Quando a newsletter produz conteúdo de qualidade sobre a área que você domina, sua marca passa a ser uma fonte de informação importante para o seu nicho.
Um planejamento bem feito de distribuição de conteúdo aumenta o tráfego do seu site e ajuda no processo de decisão de compra do seu cliente.
A criação de uma rotina de disparo de newsletter promoverá a fidelização de seus leitores e conquistará a confiança e o respeito do seu público.
1 comentários:
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