PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

24/05/2011

10 tecnologias recentes que estão com os seus dias contados…

tecnologia

Um dia você ainda vai lembrar deles…

Com o avanço tecnológico em altíssima velocidade, muitas tecnologias recentes e bem utilizadas atualmente podem estar com os seus dias contatos. Se vão durar 1 ou 50 anos não sei, mas com certeza serão substituídas muito em breve por alternativas muito mais práticas e atraentes. Veja a seguir alguns dos símbolos da modernidade de hoje que já estão ficando fora de moda…

1- Leitores Digitais (e-reader)

amazon_kindle_2_leakLeitores digitais, tipo Kindle da Amazon, já estão ficando ultrapassados em relação aos tablets (iPad), que além da leitura, encantam o público com recursos de multimídia, interatividade e tecla sensível ao toque. Acredito que em pouco tempo nem lembraremos mais deles….

2- Máquinas fotográficas digitais

sony

Para que comprar uma máquina fotográfica, se os smartphones estão cada vez mais equipados com lentes de altíssima qualidade, flash e quantidade de megapixel de fazer inveja até em equipamentos semi-profissionais?

Além do que, com o smartphone você pode tirar uma foto e enviar imediatamente para os seus amigos ou para redes sociais como facebook, por exemplo. Para que levar uma super câmara portátil se o seu celular filma e tira fotos em alta definição? Este é outro item que vamos esquecer em breve…Máquinas e filmadores digitais só existirão para profissionais…

3- Aparelho MP3 e baixar arquivos de música

979900289

Embora muito utilizados atualmente, seus dias também estão na lista. Com o avanço dos serviços de músicas online através de internet streaming (leia: Música digital em nuvem: baixar músicas será coisa do passado…), as pessoas vão descobrindo o poder e a praticidade deste sistema no seu tablet ou celular. Com a banda larga cada vez mais rápida, acesso em qualquer ponto do planeta e serviços de “cloud computing” com armazenagem de arquivos, você poderá escolher suas músicas preferidas, montar seu playlist, e se divertir em tempo real. Somado a tudo isto você ainda terá uma total interatividade por um preço bem acessível… (o que ajudará a combater a pirataria).

Para quem não gosta de misturar entretenimento com celular,  não se desespere. O MP3 ainda vai durar um bom tempo até o público se adaptar aos novos sistemas. (Aqui no Brasil, acredito que isto vai demorar muito ainda, devido a baixa qualidade da nossa banda larga).

4- DVD/Blu-Ray

bluray

Assim como as músicas, o mesmo acontecerá com o DVD/Blu-ray – leia: O que é Blu-Ray (BD)?. Os vídeos, prática já bastante utilizada nos países desenvolvidos, são recebidos através da internet via streaming. Para isto, utiliza-se um aparelho receptor (podendo ser embutido na própria televisão) que recebe o sinal da internet, onde o usuário compra o conteúdo em alta definição pelo controle remoto, na hora que quiser e o filme que quiser.

vídeo-on-demand

Este serviço é chamado de video on-demand, que funciona como o pay-per-view da TV a cabo, mas com qualidade e variedade de filmes muito superior. YoutTube, Apple TV e NeFix, são alguns provedores de conteúdo deste novo sistema nos EUA…DVD/Blu-ray, esqueça!

5- GPS (PNDs)

medion-fingerprint-pnd

Aparelhos de GPS (PND - Portable Navigation Device). aqueles aparelhos que usamos nos automotivos para localização, são bastante úteis e estão ficando cada vez mais populares. Mas, será que também estão com seus dias contados?…

Estão sim. Em breve todo mundo vai ter sistemas GPS nos seus smartphones, aposentando para sempre os PND’s. Segundo a AppStore da Apple, dois aplicativos de localização GPS já estão entre os 10 aplicativos mais vendidos. Com a evolução dos aparelhos e a grande procura, os sistemas GPS para smartphone ficarão tão refinados e tão precisos quanto os PND’s de hoje….

6- HD

O HD (Hard Disk ou Disco Rígido) utilizado nos computadores está também com seus dias contados. Em breve, o usuário doméstico armazenará seus arquivos na nuvem – leia Computação em nuvem? Já ouvi falar… - ou em memória flash SSD (tipo pendrive) - leia Por que a memória flash vai substituir o disco rígido?  - que é muito mais segura, compacta e eficiente…

7- Desktop + Mouse

desktopemouse

A previsão  de sobrevivência dos desktops para os usuários domésticos é sombria. Dados econômicos apontaram para uma esmagadora parte nas vendas de computadores por notebooks. Os notebooks estão com preços competitivos e até em muitos casos inferiores aos desktops. Quem usa o computador para tarefas básicas e quer comodidade, praticidade e mobilidade, com certeza, vai esquecer os desktops rapidinho e querer comprar notebooks ou tablets…

Mas não se desesperem. Nós amantes dos desktops ainda vamos conviver com eles por bastante tempo. Os desktops ainda serão os preferidos por empresas, profissionais e gamers que precisarão de um hardware extremamente robusto para estas atividades…

O mouse, como todos nós prevemos, não vai ter uma vida muito longa não, face aos computadores 100% touchscreen cada vez mais presentes no mercado…

8- Tecnologia 3G

De acordo com as previsões dos gurus da tecnologia, a tecnologia 3G – leia: Tecnologia 3G, o que é?  - já está bem defasada. As novas tecnologias HSPA+ e LTE irão revolucionar a internet móvel no mundo.

Já presente em alguns países do primeiro mundo e na América Latina, a HSPA+ garante uma velocidade de 21 Mbps (megabits por segundo), diferente da tecnologia 3G convencional, que varia de 5 a 14 Mbps. Já a novíssima LTE (Long Term Evolution) apresenta valores que vão até 120 Mbps, que farão você nem lembrar que existiu o 3G….

9- Netbook

ipad-netbook-300x300

Ainda jovem no mercado os netbooks não terão mais chances de crescer. Quem precisa de algo realmente portátil vai comprar um tablet (iPad) muito mais atraente e funcional, e quem precisa de algo mais robusto e estável vai optar por um notebook. Netbook, nunca mais…

10- Cartão de Crédito

mobile-phone-with-credit-card-NFC-300x225

Parece brincadeira, mas agora que a população brasileira começa a usar cartões de crédito, mesmo após décadas do seu nascimento, esta tecnologia já está com os seus dias contados. Com a nova tecnologia NFC (Near Field Communication), você precisará apenas encostar o seu celular ou qualquer outro dispositivo móvel em um campo magnético na caixa registradora e o valor será debitado automaticamente na sua conta. Bastará então apenas que você digite uma senha no seu próprio aparelho. Então para que cartão de crédito?

Fonte: UOL Tecnologia


lightbulb_48

Atenção: Se você conhece ou lembra de alguma tecnologia recente que está com os dias contados em função dos avanço tecnológicos recentes, indique aqui seu comentário. Iremos publicar um novo artigo com outras tecnologias que serão extintas em um futuro bem próximo…Obrigado!

6 comentários:

Patrick Honfi disse...

As câmeras digitais estão longe de ser extintas, mesmo com o avanço das câmeras de celular nunca vai se equiparar a uma câmera profissional, porque ao mesmo tempo que a tecnologia para celulares vai evoluindo a das câmeras também. Algo parecido acontece com os pc's mesmo com a evolução dos notebooks estes têm um preço muito mais elevado do que um pc que possua as mesmas características.

byALF disse...

Olá Patrick,

Como dissemos neste artigo, tanto as câmeras digitais como os desktops serão cada vez mais utilizados apenas por profissionais... E ficarão longe, muito longe de ser sonho de consumo dos consumidores normais, que irão preferir smartphones, tablets e notebooks, e não se lembrarão mais das câmeras, filmadoras ou dos pc's... Bem, isto é apenas uma previsão, quem sabe qual é o futurão, não é mesmo?

Abraços e obrigado pela sua opinião!

byALF disse...

Mau, o que você disse é uma grande verdade....

Muitos diziam que o cinema ou a tv iriam matar o rádio, que continua vivo e bem forte até hoje...

No mundo tecnológico o que vale mesmo é a utilidade, praticidade e preço (o quanto podemos e estamos dispostos a pagar por esta ou aquela tecnologia). O resto é modismo...

abraços!

Ciro disse...

Essa historia ja e velha a cada 2 anos os futurologo de plantão vem como a mesma historia, tirando alguns acertos a maioria das previsões não se cumprem.

agora so um detalhe "Com a nova tecnologia NFC" isso ja e mais velhos que os iMacs G3, no Japão isso ja e usado a mais de 10 anos assim com na Coreia e Taiwan.

http://acirrando.blogspot.com

byALF disse...

É verdade Ciro,

Mas estamos falando da realidade brasileira, a não ser que você more no Japão...

Obrigado pela contribuição em nosso blog!

Abraços...

- disse...

Na hora de digitar um texto, nenhum tablet se compara ao netbook - exceto aqueles em que dá para adaptar um teclado e fica com aparência de netbook. Os desktops convencionais talvez sejam substituídos pelos "all in one", que para mim não passa de um "notebook gigante e fixo", pois não possui a versatilidade dos desktops tradicionais: o próprio usuário monta, desmonta, faz upgrade do hardware conforme a necessidade. Quanto às máquinas fotográficas digitais de uso doméstico, para não correrem o risco de extinção devem acrescentar recursos como acesso à internet para envio das fotos, por exemplo.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics